quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Sinais dos tempos

Há escolas do primeiro ciclo a serem encerradas, ou com processos de encerramento em curso. Por não terem, dizem, alunos em número que as justifiquem.

É um sinal dos tempos.
É um sinal de que alguma coisa não vai bem.
É um sinal do deserto em que muitas zonas se estão a tornar.
É um sinal também do silêncio e do abandono, por muitos, das suas origens.

Não quero aqui dizer o meu lamento pelo encerramento desses locais de educação e ensino, deixar a minha perplexidade pelo fim desses espaços, manifestar a minha tristeza e, quase, a minha revolta, por esse sinal.

O que me incomoda aqui é que não vejo, da parte de quem tem essa missão, sinais claros de que está consciente do que importa neste caso. Não vejo, da parte de quem tem essa missão, vontade de mudar os ventos do tempo. De combater o deserto em que estão a tornar-se muitas das zonas do nosso “interior” comum.

Como dizia Henrique Monteiro (Expresso, 18.02.06), “há muito país para lá da faixa litoral”.

1 comentário:

Anónimo disse...

...ao mesmo tempo que se diz que se deve "prender" as pessoas às suas origens para evitar a desertificação populacional do interior ... fecha-se as escolas ...chama-se a isto discurso coerente?... ou discurso politico?...(FAZER COM QUE CRIANÇAS VIAGEM 20kM DE MANHÃ E Á NOITE PARA IRA PARA A ESCOLA TMABÉM É UM OPTIMA MEDIDA DE COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR!...) FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e ...