terça-feira, julho 11, 2006

Apontamentos de férias (1)

Aquando do Mundial estava de férias. Os meus únicos comentários foram no seio da família e no meio de alguns amigos. Foram sobretudo as emoções partilhadas.

Mas não quero encerrar esta etapa (nesta viagem possível do meu tempo), sem deixar sair algumas ideias e sensações.

1. Também eu – como a maioria – considero que Portugal saiu dignificado da Alemanha. Mesmo que muita gente tenha trabalhado para que não atingíssemos os nossos objectivos. É, pois, de toda a justiça, o sentimento de gratidão que os adeptos portugueses manifestaram para com os elementos que compuseram a nossa selecção – dirigentes, técnicos e, sobretudo, os jogadores.

2. Por vários motivos – vários muito óbvios, mesmo – no jogo da final torci e fiquei contente com o resultado final. E fiquei com os cabelos (já poucos, infelizmente) em pé, com o que diziam os comentadores da SIC (um deles creio que o Humberto Coelho). Parece que só lhes faltou cantarem a “Marselhesa”…

3. Considero uma piada de mau gosto a atribuição do galardão “Bola de Ouro do Mundial-2006, que distingue o melhor jogador da competição”, a um atleta, cuja atitude, já no final do jogo último do mundial, foi a que toda a gente viu, incluindo aqueles que foram responsáveis por essa atribuição.

4. Considero uma atitude de “pesada consciência” a tomada pelas altas sumidades do futebol mundial, ao atribuírem a Portugal o “prémio para o futebol mais atractivo praticado no Mundial-2006”. Perderam aqui uma excelente oportunidade para estarem quietos…

5. Apesar dos elogios merecidos, não concordo com a proposta para que seja dada a isenção do IRS nos prémios de 50 mil euros conquistados pelos internacionais portugueses. Por uma questão de justiça e de respeito por todos, incluindo os jogadores portugueses.

6. A partir de agora, é tempo de nos prepararmos para a próxima etapa. Parece que começa já em Setembro. Espero que com a actual equipa técnica. É que, em equipa ganhadora, não se mexe… Creio eu.

2 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Caríssimo Zé Matria:
De acordo em todos os pontos, sendo que no caso do Zidane há dualidade de critérios incompreensível: se os votantes defenderam a não-atribuição ao Cristiano Ronaldo do título de "melhor jovem jogador", alegadamente por questões de "fairplay", como é que isso já não conta para esta outra eleição?
Ontem o misantropo lançou um pequeno postal a lembrar o aniversário do «Tempo de Viagem». Espero que agrade.
Abraço.

Zé Maria disse...

Se agradou! Esta é uma das alturas da vida em que não sabemos como agradecer.
Na minha entrade de hoje está um poema que escrevi há uns tempos e que serve de modesto agradecimento.
Um grande abraço meu caro Paulo