terça-feira, agosto 22, 2006

E porque não pegar nele e ler?


O Último Catão
Matilde Asensi
Dom Quixote
Outubro 2005




“Na Cidade do Vaticano, encerrada entre códices no seu gabinete do Arquivo Secreto, a irmã Ottavia Salina, paleógrafa de prestígio internacional, recebe a tarefa de decifrar as estranhas tatuagens aparecidas no cadáver de um etíope: sete letras gregas e sete cruzes. Junto ao corpo foram encontrados três pedaços de madeira aparentemente sem valor. Todas as suspeitas apontam para que as relíquias pertençam, na realidade, à Vera Cruz, a verdadeira Cruz de Cristo.”

Uma paleógrafa, um arqueólogo de Alexandria e um Capitão da Guarda Suíça do Vaticano embarcam numa aventura que os leva a realizar sete provas, baseadas nos sete pecados capitais, tendo como objectivo a procura do último Catão, afinal, o líder da Irmandade dos “Staurofilakes” (Guardiães da Cruz). E tudo isto, tendo como pano de fundo “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri (por acaso, também óptima oportunidade para o ler), no caso, a “viagem” de Dante pelo Purgatório, sempre acompanhado e conduzido por Virgílio.

Há coisas, que até podem nem ser verdade. Ou pelo menos, não serem totalmente verdadeiras. Mas lá que são grandes histórias, lá isso são.

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade, a escritora tem uma grande imaginação, Mas também é interessante verificar a forma como todos os factos históricos são relacionados. E mais uma vez verfica-se que a Igreja, analisada ao longo da história, foi-se impondo exluindo todas as outras religiões e escondendo a verdade.
Vale a pena lêr