segunda-feira, janeiro 22, 2007

Abbé Pierre partiu

O homem que um dia sonhou permanecer entre os mais pequenos, os mais fracos, os mais pobres, passou hoje para além do que é passageiro.


"O Movimento Emaús nasceu na França há 50 anos e vive uma proposta de solidariedade entre os pobres. Grupos comunitários recolhem, consertam e reciclam objetos para venderem a pessoas carentes por preços simbólicos. O Movimento acredita no lema “A força da partilha”. Trata-se de uma proposta de partilha com quem está pior. “Injustiça não é desigualdade, injustiça é não partilhar” .
Um dia, o Abbé Pierre, um sacerdote francês, acolheu em sua casa George, assassino, ex-preso, que já havia tentado se suicidar, e lhe disse: "Não tenho nada para lhe oferecer. Mas você quer me ajudar na construção de casas para pessoas sem-teto?". Assim começou Emaús, um movimento agora espalhado no mundo inteiro. As Comunidades de Emaús são compostas por pobres que, através do trabalho de recuperação e reutilização daquilo que é jogado fora, ganham honestamente seu sustento e se permitem o "luxo" de ajudar quem se encontra em condições piores."
In: Origem do Movimento Emaús, Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Ema%C3%BAs
Imagem: http://www.fondation-abbe-pierre.fr/

Sem comentários: