quinta-feira, dezembro 13, 2007

E porque não pegar nele e ler?


O Perdão dos Templários
Alexandre Gabriel, Eduardo Amarante, José Medeiros, Luís-Carlos Silva, Pinharanda Gomes, Rainer Daehnhardt, Sérgio Sousa-Rodrigues
Ed. Zéfiro
2ª Edição, 19 de Outubro de 2006




Este livro toma como ponto de partida o Pergaminho de Chinon, um manuscrito encontrado na Biblioteca Secreta do Vaticano em 2002, que indicia um "perdão secreto" dado aos templários pela Igreja, em 1308 – um ano após a perseguição feita aos cavaleiros. (…)(Da Contracapa)

Para além disso, os autores trazem-nos, ainda, mais algumas reflexões sobre o estudo do Templo. A história da Ordem, nomeadamente a sua continuação em Portugal, já como Ordem de Cristo. Como refere o Alvará Régio de D. Maria I, publicado em 1782: “Eu a Rainha. Faço saber aos que este Alvará virem: Que havendo sido instituída nestes Reinos a Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo pelo Senhor Rei D. Diniz em lugar da dos Templários, que se acabava de extinguir; (…)”
  • «Perdoados, absolvidos em Chinon; depois acusados, contraditórios, afirmando e negando, de nada lhes valeu, pelo menos em termos de justiça terrestre, a absolvição de Chinon.»
    Pinharanda Gomes
  • «Salvo a honra e o respeito que devo ao soberano pontífice e aos cardeais que atestam as confissões do (grão) mestre, eu não posso crer que ele tenha confessado os crimes de que a Ordem é falsamente acusada.»
    Padre Barthélemy de La Tour

Imagem daqui

Sem comentários: