quinta-feira, janeiro 10, 2008

E porque não pegar nele e ler?




Vates A.G.B.
Ana Margarida Oliveira

Ed. Verso da Kapa

.



  • «A verdade é que já Camões conferiu ao povo português, n’Os Lusíadas um carácter messiânico, um povo eleito que dá mundos ao Mundo. (…) E tal como agora, também então vivemos, como diz Fernando Pessoa, na “mágoa de um presente infeliz, a saudade imensa de um futuro melhor”. Acreditamos num “Encoberto” e, ao longo da História, acreditámos em vários. Esse é o nosso mito: não ter um mito para além de nós próprios, e é isso que nos une.» (Pág. 293)

  • «Na verdade, ao longo dos séculos fomos descobrindo o Mundo e esquecemo-nos de nos descobrir a nós. Abrimos as portas ao Mundo e fechámo-las a nós. Nós podemos ser o nosso próprio Encoberto.» (Pág. 294)

Em Janeiro de 1608, em pleno reinado de D. Filipe II, a nau Santo Agostinho sai de Goa para mais uma viagem de volta ao reino. Dentro desta nau estão as enigmáticas Trovas do Bandarra.

No século XXI, uma jornalista, ao preparar um artigo sobre Fernando Pessoa, apercebe-se que algo de estranho se passa com as Trovas do Bandarra.

Entre as dificuldades da viagem na nau do século XVII e as descobertas arqueológicas do século XXI, desenrolam-se duas fascinantes e tumultuosas histórias de amor e ainda a perigosa tarefa de decifrar as Trovas do Bandarra.

No fundo, Ana Margarida Oliveira, o que nos veio oferecer foram duas histórias de amor, numa única história de querer bem. De querer bem a um destino que de pessoal, se transforma necessariamente em colectivo. E, por isso mesmo, comum. E que, inexoravelmente, se tem [terá] de cumprir.

E isto não é, com toda a certeza, o menos importante.


“Vejo o mundo em perigo,
Vejo gentes contra gentes;
Já a terra não dá sementes,
Senão favacas por trigo
Já não há nenhum amigo,
Nenhum tem o ventre são,
Somos já vento soão,
Que não tem nenhum abrigo “
Citação daqui

Imagem daqui

1 comentário:

Carmo Rosa disse...

Amigo Zé Maria,

Tenho a certeza que a autora vai gostar muito de ver este comentário!

Um grande beijo
c